Plano de Aula 2: A igreja de São Benedito, passeio virtual e Educação Patrimonial

Tema: Patrimônio Cultural da Comunidade Quilombola Tia Eva: A Igreja de São Benedito

Componente curricular: História.

Nível de ensino: Anos finais do Ensino Fundamental.

Objetivos:

  • Definir o significado de Patrimônio Cultural;
  • Conhecer o protagonismo de Eva Maria de Jesus e sua relação com a igreja de São Benedito;
  • Reconhecer e valorizar o Patrimônio Cultural local;
  • Compreender a diferença entre o olhar e o ver;

Quantidade de aulas: 3 horas-aula.

Recursos:

  • Computadores, celulares ou tablets com acesso à internet.
  • Caderno pessoal para anotações.
  • Folha de sulfite em branco.
  • Lápis de cor.

Material didático: https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/

Metodologia:

  • 1ª aula – Contato com a temática e observação do patrimônio cultural.
  • Inicie o encontro com a turma indagando os estudantes com as seguintes questões: O que é Patrimônio Cultural? Quais são as diferenças entre patrimônio material e imaterial? Você conhece algum patrimônio cultural de sua cidade ou bairro?
  • A partir das inferências, o professor(a) regente desenvolverá um mapa de conceitos na lousa, utilizando ou não a participação dos alunos. No mapa conceitual, o docente poderá definir o conceito de patrimônio cultural e apresentar suas categorias, com ênfase no material e imaterial. É importante, nessa etapa, destacar alguns bens culturais do estado, reconhecidos como Patrimônio Cultural pelo poder público, como o tereré, a cerâmica terena e o Banho de São João (Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul) e a igreja de São Benedito (Patrimônio Cultural Material de Mato Grosso do Sul).
  • Após esse momento inicial, peça para que os estudantes acessem o link (https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/passeio-igreja/). Esta etapa poderá ser feita em pequenos grupos, ou individualmente.
  • Oriente os estudantes a realizar o passeio virtual sobre a igreja de São Benedito. Peça para observarem todos os detalhes e elementos por alguns minutos. Utilizando o cursor e clicando nos círculos em destaque, os estudantes poderão navegar pelo interior da igreja pelo entorno da edificação.
  • Nos últimos minutos da aula peça aos alunos para desligarem os computadores, celulares ou tablets do acesso ao passeio virtual. Promova uma roda de conversa com o objetivo de descrever o bem observado (número de portas, número janelas, tipo de pavimento, estado de conservação, cor, decoração, finalidade, entre outros).
  • 2ª aula – Registro e exploração do website sobre a Comunidade Quilombola Tia Eva.
  • Inicie a aula a partir das descrições relatadas pelos alunos da aula anterior. Promova uma reflexão sobre a diferença entre o olhar e o ver e sobre a importância da observação detalhada para a compreensão e descoberta de outras informações que o olhar superficial não permite.
  • Oriente e organize os alunos para voltar à página do passeio virtual em 360º (https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/passeio-igreja/). Com o caderno de anotações e lápis em mãos, peça para os estudantes pesquisarem as seguintes questões sobre a edificação observada na aula anterior: Qual é a sua função? Como se apresenta? Quando foi construída? Por que foi construída? O patrimônio observado foi tombado? O que significa um bem ser tombado? Por que tem esse nome? Quem foi tia Eva?
  • Oriente os alunos a acessarem o website onde está hospedado o passeio virtual (https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/) e a navegarem pelos conteúdos, para realizar a pesquisa e responder às questões anteriores.
  • 3ª aula – Apropriação, recriação do bem cultural e releitura.
  • Inicie a aula com um debate sobre as questões apresentadas na aula anterior, destacando os diferentes olhares sobre o mesmo objeto.
  • Entregue a cada aluno um papel em branco e lápis de cor. Peça aos alunos que recriem a igreja de São Benedito por meio do desenho, utilizando os materiais que foram disponibilizados.
  • Promova a exposição dos trabalhos sobre a recriação do bem cultural e realize uma roda de discussão sobre a importância da igreja de São Benedito para a história de Campo Grande/MS.

Avaliações:

  • Participação nas discussões e rodas de conversa;
  • Pesquisa (observação e registro) do patrimônio cultural proposto;
  • Recriação do bem cultural por meio do desenho;

Referências bibliográficas:

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Educação Patrimonial: Manual de aplicação – Programa Mais Educação. Brasília, DF: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

 

IMPORTANTE

Professor(a), caso você queira utilizar este website para divulgar a execução deste plano de aula, por meio de fotos, e também expor o trabalho realizado pelos alunos (recriação do bem cultural), envie um e-mail para o seguinte endereço: contatowebsitetiaeva@gmail.com.

No e-mail, além das imagens, apresente as seguintes informações:

  • Nome da unidade escolar;
  • Nome do professor(a) regente;
  • Turma que executou o plano de aula;
  • Data da execução do plano de aula;
  • Avaliação do plano de aula (aspectos positivos e negativos);

Os materiais enviados serão expostos em uma seção específica do website, na página inicial.