Plano de Aula 1: A história da Comunidade Quilombola Tia Eva e o uso de jogos virtuais

Tema: A história da Comunidade Quilombola Tia Eva

Componente curricular: História

Nível de ensino: Ensino Médio

Objetivos:

  • Definir o conceito de quilombo;
  • Refletir sobre o protagonismo negro e quilombola em Mato Grosso do Sul;
  • Conhecer o protagonismo de Eva Maria de Jesus na genealogia de Campo Grande/MS;
  • Reconhecer o patrimônio cultural material e imaterial da Comunidade Quilombola Tia Eva;

Quantidade de horas aulas: 2 horas aulas

Recursos:

  • Computadores, celulares e tablets com acesso à internet;

Material didático: https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/

Descrição do plano: Rotação de estações

A metodologia deste plano de aula prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes para cada grupo. Esta metodologia ativa, denominada rotação de estações, propõe que cada grupo acesse o conteúdo de uma seção específica, para responder uma questão norteadora. Ao longo da atividade, os grupos circularão por diferentes conteúdos sobre o mesmo tema central (A história da Comunidade Quilombola Tia Eva). O propósito é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos assuntos para responder às questões norteadoras de cada estação do conhecimento.

Metodologia:

1ª aula – Rotação de estações

É necessária uma aula de, no mínimo, 50 minutos, para se implementar a rotação por estações, afinal os grupos precisarão de, pelo menos, 10 minutos em cada estação. Dependendo do número de alunos em sala, o professor também pode adaptar a metodologia, levando a turma inteira a cada uma das estações. As estações de conhecimento são: localização e formação, memórias de tia Eva, igreja de São Benedito e festa de São Benedito. Essa metodologia conta com três momentos essenciais: interação professor-aluno, trabalho colaborativo e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação.

O professor regente irá dividir a sala de aula em cinco grupos. Todos os grupos irão acessar o website www.comunidadequilombolatiaeva.com.br na sala de informática ou de tecnologia. Cada grupo terá 10 minutos para entrar em uma estação do conhecimento e responder a uma questão norteadora com base nas fontes e informações dispostas no website. A cada 10 minutos (tempo sugerido), o professor regente lançará uma nova questão norteadora a cada grupo, orientando os estudantes a trocar de estação para respondê-la. Dessa forma, no intervalo de tempo cada grupo mudará de estação e terá uma nova questão norteadora. (Obs. fica a critério de cada docente escolher o meio pelo qual os estudantes irão responder as questões, podendo ser em meio físico, como caderno ou cartolina, ou digital, como bloco de notas ou demais plataformas digitais).

Observe na imagem a seguir a localização das estações do conhecimento no website sobre a Comunidade Quilombola  Tia Eva:

Figura 1 – Localização das estações do conhecimento

Página inicial do website

Cada estação terá uma questão norteadora, que será respondida coletivamente pelo grupo com base na análise das fontes dispostas no website. A seguir, observe as questões para cada estação:

  • Estação 1: Eva Maria de Jesus, após receber a alforria, liderou a migração de negros libertos em direção ao sul de Mato Grosso. Como era a cidade de Campo Grande no início do século XX? Como as terras onde a comunidade se instalou foram adquiridas? Como está a relação entre o território e a comunidade atualmente?
  • Estação 2: Entende-se por “Memória” o compartilhamento de lembranças e discursos sobre o passado, uma memória compartilhada, um olhar para o passado ancorado nos interesses e visões de mundo do presente. Apresente duas memórias compartilhadas entre os membros da comunidade que foram entrevistados.
  • Estação 3: Explique a relação entre as memórias de tia Eva, a promessa a São Benedito e a construção da igreja ao santo devoto de tia Eva.
  • Estação 4: Qual é a importância da festa de São Benedito? Caracterize os elementos religiosos e profanos que compõem a celebração.
  • Estação 5: Mato Grosso do Sul conta com 22 Comunidades Remanescentes de Quilombos, identificadas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Explique o processo histórico de formação dessas comunidades em MS. Quais são os critérios para o reconhecimento de uma comunidade como remanescente de quilombo?

2ª aula – teste seus conhecimentos jogando

Nesta aula, o professor regente deslocará os alunos para a sala de informática ou de tecnologia. Novamente dispostos nos mesmos grupos formados na aula anterior, os grupos irão acessar a seção com o jogo virtual sobre os temas abordados nas estações do conhecimento da aula anterior. O link para o acesso do jogo é: https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br/Unity/Quiz/index.htm

Este jogo virtual, localizado na seção “teste seus conhecimentos jogando”, é composto por 20 perguntas objetivas, com quatro alternativas. O grupo terá o tempo de 60 segundos para responder a cada questão e, ao término das questões, o game irá determinar uma pontuação de acordo com o acerto e o tempo de resposta.

Recomenda-se que, ao término dessa atividade, o professor regente organize uma roda de conversa para debater as questões norteadoras da rotação de estações, bem como as questões do game.

Avaliações:

  • Organização do grupo e trabalho colaborativo;
  • Resolução das questões norteadoras da rotação das estações;
  • Resolução das questões do game;
  • Participação da roda de conversa;

Referências Bibliográficas

PLÍNIO DOS SANTOS, Carlos Alexandre Barboza. Fiéis descendentes: redes-irmandades na pós-abolição entre as comunidades negras rurais sul-mato-grossenses. 477f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

MACHADO, Myleide de Souza Meneses Oliveira. Comunidade Tia Eva: bairro de negros e herança de fé. 134f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

SANTOS, Lourival dos. Por uma História do negro no sul do Mato Grosso: história oral de quilombolas de Mato Grosso do Sul e a (re)invenção da tradição africana no cerrado brasileiro. Revista de Pesquisa Histórica – CLIO (Recife), n. 35, p.239-259, Jul-Dez, 2017.

PEREIRA, Pedro Henrique Gomes. A festa de São Benedito: rito e sociabilidade em uma comunidade negra. 73f. Monografia (Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

 

IMPORTANTE

Professor(a), caso você queira utilizar este website para divulgar a execução deste plano de aula por meio de fotos, envie um e-mail para o seguinte endereço: contatowebsitetiaeva@gmail.com.

No e-mail, além das imagens, apresente as seguintes informações:

  • Nome da unidade escolar;
  • Nome do professor(a) regente;
  • Turma que executou o plano de aula;
  • Data da execução do plano de aula;
  • Avaliação do plano de aula (aspectos positivos e negativos);

Os materiais enviados serão expostos em uma seção específica do website, na página inicial.